top of page
  • Foto do escritorFelipe H Feltes

Parc La Villette

Atualizado: 12 de fev. de 2020

Parc La Villette, passeio que tínhamos muita vontade de fazer, mas da última vez, não tivemos tempo. Desta vez não podíamos perder a oportunidade. O parque foi projetado pelo arquiteto Bernard Tschumi para a revitalização de uma área do mercado de carnes e matadouro de Paris, a partir do conceito de pontos, linhas e superfície. Ele possui 35 estruturas e prédios, dedicados a cultura, música e lazer. Chegamos pela estação de metrô Port de La Villette e já nos demos de cara com La Geode, desenhada pelo arquiteto Adrien Fainsilber, inaugurada em 1986. Projetada como uma esfera perfeita, além de ser uma incrível sala de cinema 3D e 4D, sua estrutura em aço espelhado transforma a paisagem do Parc em algo mágico.

Andando um pouco mais, chegamos ao primeiro espaço infantil: o Jardim do Dragão. Com uma grande rede de escalada e um túnel em formato de dragão e um tobogã, é diversão garantida para toda a família.

Como o Parque é cortado pelo canal de La Villette, atravessamos a passarela, onde avistamos a ponte flutuante e o Boat, um dos prédios, que imita um barco e que atualmente é utilizado como restaurante.

Continuando nosso passeio chegamos ao Little La Villette, espaço destinado as crianças, com atividades separadas por faixa etária com diversas atividades, como tirolesas, labirintos e pula-pulas, tudo gratuito e aberto ao público em geral, com vigilância e controle de entrada, trazendo uma sensação de segurança e tranquilidade para toda a família.

Enfim, este parque, tanto para nós arquitetos com para os visitantes em geral, famílias, jovens, crianças, é incrível. Atividades de lazer, esportivas, culturais e históricas, totalmente democrático e gratuito para todas as idades. Traz mais uma vez a certeza de que a revitalização dos espaços degradados das cidades, e não a demolição e implantação de novos empreendimentos é o caminho para preservarmos a história e a cultura.

Resumindo, passamos um dia incrível por lá, a quantidade de brinquedos, mobiliários e atrativos neste parque é imensa!

323 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page