top of page
  • arqrobertacechin

QUANTO VALE SUA SAÚDE?

Atualizado: 14 de dez. de 2021

QUANTO VOCÊ INVESTIRIA PARA TER SAÚDE SEM TER QUE IR AO MÉDICO OU A TERAPIA?


O ditado popular " Quem tem saúde, tem tudo", nunca esteve tão presente em nossas vidas. A pandemia do COVID-19 veio nos provar isso, que apesar de todos já saberem, pouco a aplicamos em nossas vidas e na forma como habitamos o mundo.

A saúde, pode ser obtida de inúmeras formas: exercícios físicos regulares, alimentação balanceada, meditação, check-ups periódicos. Enfim, de diferentes formas, porém em se tratando do ambiente em que vivemos, a saúde também pode ser proporcionada ou melhorada através dos ambientes construídos, através da aplicação correta de elementos, técnicas, metodologias e materiais com comprovação científica dos seus benefícios

O termo BIOFILIA BIO: vida FILIA: amor, significa amor a vida. O design biofílico, desenvolvido por Stephen Kellert e Elizabeth Calabrese através de princípios e estratégias comprovadas para trazer o amor a vida para os espaços construídos, resgatando a essência da natureza, pensando na saúde e bem estar dos ocupantes.

Quando implantado da forma correta, não só implantado nos projetos de forma intuitiva e sem um estudo mais profundo, o design biofílico pode trazer benefícios imensuráveis para os ocupantes dos ambientes e o ambiente ao seu redor.

A maior parte de nossa existência na Terra, nós, os seres humanos nos desenvolvimento na natureza respeitando o ciclo natural e seus elementos naturais. Seguimos assim até o século XIX, quando ainda construíamos edificações respeitando a orientação solar, elementos da natureza, imagens e formas naturais.

Somente no século XIX, com o aumento da população vivendo nas cidades, a expansão imobiliária e diversos outros fatores, os seres humanos se fecharam nos espaços construídos e foram, por motivos econômicos, imobiliários e sociais se afastando do ambiente natural.

Com isso, começamos a observar as diversas doenças que a nossa desconexão do ambiente natural nos trouxe. Os "déficits de natureza" em crianças apontados no estudo de Richard Louv (2016) provocam depressão, Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade além de problemas cognitivos, entre outros problemas que acometem os adultos, tais como depressão, altos índices de violência, stress, faltas no trabalho entre outros.

A pandemia acentuou ainda este déficit, quando tivemos que trancar nossos filhos em casa e "liberar" os eletrônicos nos intervalos das aulas online. Nós mesmos, por meses nos trancamos em nossas residências, e nos demos conta de que ela não atendia as nossas necessidade diárias de saúde e bem estar.

O design biofílico pode devolver aos espaços construídos a saúde, bem estar e qualidade de vida através dos seguintes princípios:

- CONEXÃO DIRETA COM A NATUREZA;

- SOLUÇÕES DE DESIGN PROPORCIONANDO SAÚDE FÍSICA, MENTAL E BEM-ESTAR;

- LIGAÇÃO EMOCIONAL AO LOCAL

- CONEXÕES POSITIVAS (entre pessoas/ pessoa+natureza);

- SOLUÇÕES ECOLÓGICAS

Nosso escritório, durante a pandemia se especializou primeiramente em CONSTRUÇÕES SUSTENTÁVEIS e INTERIORES SUSTENTÁVEIS. Porém ainda sentia a necessidade de resgatar a saúde não só do meio ambiente, através de construções sustentáveis, mas resgatar a saúde das pessoas. Então encontramos o propósito de resgatar a essência da natureza nos espaços construídos, acabamos por nos apaixonar pelo assunto, por esta nova forma e olhar de projetar os ambientes para nossos clientes.

Venha conversar conosco a respeito, e vamos juntos construir espaços de bem estar e bem viver com saúde, paz e qualidade de vida.




115 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page