top of page
  • Roberta Cechin Feltes

A CONSTRUÇÃO CIVIL E O MEIO AMBIENTE


VOCÊ SABIA? A construção civil é reconhecida como uma das atividades que exercem maior impacto ambiental em nosso planeta. Segundo dados das Nações Unidas, a construção consome 40% de toda energia, extrai 30% dos materiais do meio natural, gera 25% dos resíduos sólidos, consome 25% da água e ocupa 12% das terras. Ela também é responsável por aproximadamente 1/3 das Emissões de Gases de Efeito Estufa. Em diversos países as emissões das edificações acontecem majoritariamente na etapa de uso e ocupação, chegando a 90% em decorrência de sistemas de aquecimento, condicionamento de ar, ventilação, iluminação e equipamentos. Mas o Brasil ainda possui uma matriz energética relativamente limpa com relação a outros países: a maior parte da energia é gerada em usinas hidroelétricas, cujas emissões são bem menores se comparadas à energia gerada por queima de derivados de petróleo, carvão, gás, etc. Isso faz com que, no Brasil, as emissões ao longo da construção, incluindo a extração, processamento, fabricação e transportes dos materiais, ganhem importância. DADOS APAVORANTES, NÃO ACHA?

Por isso precisamos repensar o modo como construímos e utilizamos nossas edificações e espaços urbanos. A busca por um projeto sustentável vai além do aproveitamento de água de chuva, da ventilação natural e do uso da energia solar.

Para receber a credencial de empreendimento sustentável, o projeto precisa ser ambientalmente correto, economicamente viável, socialmente justo e culturalmente aceito. Com base nos números acima, vemos que o setor da construção civil tem papel fundamental para a realização dos objetivos globais do desenvolvimento sustentável.

A começar pela contratação dos profissionais para a elaboração do projeto até a sua ocupação, a edificação deve ser sustentável. Na maioria das vezes, o cliente procura o arquiteto somente após a compra do terreno, o que dificulta a primeira etapa para a sustentabilidade do empreendimento. O cliente pode contratar uma consultoria para indicação dos melhores terrenos para a implantação da obra. Pois muitas vezes, esta primeira escolha se torna decisiva para o sucesso do processo. Passada a etapa de escolha do terreno, iniciamos o planejamento da obra, ou seja, a sua implantação, programa de necessidades e anteprojeto. Esta fase também é de suma importância para o futuro da edificação, o posicionamento dos espaços e de seus elementos de iluminação e ventilação naturais. A escolha de materiais e elementos construtivos deve levar em consideração o caminho percorrido desde a extração da matéria prima, passando pela fabricação e transporte até o local da obra, assim podemos determinar a “PEGADA DE CARBONO” ou “FOOTPRINT” que os matérias produzem. Reduzir a “PEGADA DE CARBONO” de nossa edificação é um dos grandes desafios da construção civil da atualidade!

Para reduzir o uso dos recursos naturais e energéticos precisamos pensar também na gestão e uso da nossa edificação, gestão da água, energia elétrica, efluentes cloacais e até mesmo na gestão paisagística de nossa edificação. Por exemplo, um jardim funcional, ou seja, aliar o paisagismo ao plantio de árvores frutíferas, hortaliças e demais plantas que podemos utilizar para consumo próprio reduz a nossa “PEGADA DE CARBONO” na hora de cuidarmos de nossa alimentação, além de proporcionar mais saúde para nossa família. PENSE NISSO!!

30 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page