top of page
  • arqrobertacechin

FELICIDADE E ARQUITETURA

Atualizado: 14 de dez. de 2021

FELICIDADE, palavra e sentimento tão desejados por todos nós.

Ao longo do nosso tempo de vida o conceito de felicidade muda, a medida que crescemos e envelhecemos. A felicidade da criança tem um sentido diferente da felicidade de um adulto. Porém esta meta, este sentimento, se torna uma busca constante, seja com 5 anos, seja com 50 anos.

Mas afinal, como obter a felicidade?

Eu, como todos vocês, sempre busco esse sentimento, penso que a felicidade reside em nosso dia a dia, nossas atitudes, interações sociais, ambientes de moradia, trabalho e lazer. Em cada segundo de nosso dia, a felicidade está ali, pronta para ser experienciada, vivida e compartilhada com todos a nossa volta.

Em 2020, participamos do II CONGRESSO ONLINE DA ARQUITETURA DA FELICIDADE, onde percebemos de forma mais clara ainda como de fato a ARQUITETURA e o ambiente em que vivemos pode nos proporcionar FELICIDADE. Nós arquitetos, temos o compromisso de projetar todos os ambientes construídos, seja na escala da cidades ou de interiores e projeto de mobiliário. Ou seja, nosso compromisso com a FELICIDADE é ainda maior que o da maioria dos profissionais, temos a missão de projetar ambientes que tragam FELICIDADE aos usuários.

A FELICIDADE no ambiente construído pode variar de pessoa a pessoa e de região a região, portanto o processo de projeto construído juntamente com o cliente, - no qual os desejos, dores, sentimentos, hábitos de vida dos clientes e usuários-, é essencial para termos um resultado que proporcione prazer, bem estar, saúde e FELICIDADE aos seus usuários. O processo inicial de projeto é mais do que um programa de necessidades, onde listamos os ambientes e metragens desejadas. O processo inicial trata de conhecer o cliente a fim de atender as suas reais necessidades, físicas, psicológicas, econômicas e sociais.


“Quando estamos felizes – quando a nossa atitude e estado de espírito são positivos-, somos mais inteligentes, mais motivados e, em consequência, temos mais sucesso. A felicidade é o centro, e o sucesso é que gira em torno dela.”

“A felicidade não é uma questão de mentir para nós mesmos ou tentar tapar o sol com a peneira, mas, sim, ajustar nosso cérebro para enxergar maneiras de nos elevar acima de nossas circunstâncias.”

Shawn Achor - O jeito Harvard de ser feliz


Nós do ARQ+URB, seja como arquitetos ou seres humanos buscamos a FELICIDADE e os benefícios dela em todos os ambientes que projetamos e idealizamos.

Cada vez mais buscamos a felicidade dos usuários, seja na reforma de um banheiro, lavanderia ou no projeto de uma residência. Para alcançar isso, estamos constantemente nos aperfeiçoando em sistemas, áreas da arquitetura e design como a Biofilia, sustentabilidade e a neuroarquitetura, a fim de compreender melhor como o ser humano pode ser mais saudável e feliz através do ambiente construído.

Aqui mostramos alguns das nossas contribuições para a FELICIDADE de nossos clientes e que sem dúvida nos trouxeram a FELICIDADE ao projetar, executar e entrega-la a eles.


E você? O que faz para alcançar a sua felicidade e/ou contribuir para a FELICIDADE do próximo? Venha conosco nesta descoberta.



Posts recentes

Ver tudo
bottom of page