top of page
  • arqrobertacechin

Um 2021 diferente

Atualizado: 14 de dez. de 2021

Iniciamos este novo ano com muitas esperanças, desejos, mas, como sempre com muitas metas não cumpridas nos anos anteriores, projetos inacabados com a promessa de finalização, ideias, muitas ideias. Mas, principalmente com o desejo ardente de sermos VACINADOS e abandonarmos de vez a máscara, o álcool em gel e os inúmeros cuidados de que lançamos mão neste último ano.

Porém, será que voltaremos ao "normal", ou será que não éramos mais "normais"? Será que é normal sairmos de casa as 6:00 e só retornarmos as 21:00? Será que é normal ficar conectado 24 horas por dia e responder imediatamente a qualquer mensagem que nos chega pelos eletrônicos? Será normal dormirmos sob efeito de remédios?

A pandemia nos trouxe um novo olhar sobre o que é normal, e como deveríamos nos reinventar e despertar para o modo como estamos vivendo ou sobrevivendo nesta existência.

Para nós, arquitetos, pais, profissionais, mas principalmente indivíduos, a pandemia nos trouxe a oportunidades de repensar. Repensar o modo de projetar, planejar, viver, mas principalmente, como sobre o modo como poderíamos contribuir para que as pessoas vivam melhor, trabalharem melhor, descansarem, relaxarem e tenham mais saúde e bem estar.

Neste processo de ressignificação pelo qual passamos, buscamos nossa essência, mas também novos estudos, técnicas, metodologias e formas de proporcionar mais saúde, bem estar, mas principalmente VIDA aos nossos clientes e a todos que procuram por nossa ajuda e orientação. Como em toda jornada, tivemos incidentes pelo caminho, perdas, falhas, alegrias e tristezas profundas. Mas, o principal ao passarmos por todas estas etapas, é pensar em " O que podemos aprender com isso?"

A sustentabilidade, tão na moda hoje em dia, para nós não se trata de sermos sustentáveis para o meio ambiente e para o planeta. A sustentabilidade para nós, arquitetos e indivíduos, é sermos SUSTENTÁVEIS conosco, com nosso eu interior, sermos sustentáveis física, emocional e psicologicamente falando. Com isso, chegamos no ponto que virou nossa "chave" por assim dizer, a "BIOFILIA", traduzindo, o AMOR À VIDA. Por que sem amor a vida não adianta de nada termos a melhor casa ecológica, com todos os sistemas e tecnologias possíveis.

A biofilia, entrou em nossas vidas, em um período de provações e angústias, e justamente chegou para nos mostrar a VIDA e como ela pode nos trazer benefícios. Nos apaixonamos de vez pelo assunto, estudando, nos reeducando para esta nova forma de projetar, baseada principalmente nas experiências e na conexão com a natureza. Não basta somente colocar um vasinho na sala que está tudo resolvido, a biofilia trata mais a fundo e muitas vezes de forma sutil ( até mesmo quando o cliente diz que não gosta de plantas naturais, o que deixa um tanto tristes) trazer as experiências diretas e indiretas da natureza. Pois nosso propósito é o de proporcionar saúde para todos que irão ocupar o espaço.

Alguns de nossos projetos no ano de 2020, tinham esse desafio de "testar" nossa habilidade sutil de trazer os princípios do Design Biofílico, outros foram menos sutis e nos deram oportunidades de demonstrar nosso amor a vida.


Para 2021? Seguimos no desejo de evoluir, aprender e trabalhar para proporcionar mais saúde e felicidade aos ocupantes dos espaços construídos.

Desejamos que o novo ano que já iniciou seja de muita paz e luz a todos.



9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page