• arqrobertacechin

REVESTIMENTO DOS BANHEIROS: COMO ESCOLHER?

Atualizado: 14 de dez. de 2021

Na hora de reformar ou escolher os revestimentos do banheiro da casa nova, as possibilidades são infinitas. Resolvemos esclarecer aqui algumas duvidas, conceitos para ajudar você na escolha correta dos revestimentos.

O primeiro fator a ser levado em consideração na hora de definir os revestimentos é o seu orçamento, ou seja quanto deseja investir neste item do projeto, quanto mais alto o orçamento maiores são as possibilidades de escolha, porém como sempre dizemos por aqui “MENOS É MAIS”. Muitas vezes podemos escolher um revestimento mais neutro, de cor lisa, que geralmente tem um custo mais baixo e escolher uma parede ou a área atrás do vaso sanitário ou box para acrescentar um revestimento diferenciado, trazendo um detalhe de cor ao ambiente. Nos exemplos abaixo, alguns dos nossos projetos dentro desta proposta.


Outro fator importante a ser pensado é a facilidade de limpeza e manutenção dos revestimentos. Alguns revestimentos são lindos e trazem um efeito incrível ao ambiente, porém requerem mais tempo para limpeza e manutenção. Pense na praticidade e funcionalidade para não se arrepender depois. Um exemplo clássicos são aqueles banheiros com pastilhas de vidro, lindos que vemos nas fotos, mas que são um pesadelo para a equipe de limpeza.

Existem no mercado hoje revestimentos que já possuem uma película que não deixa a sujeira “encardir” o revestimento, pergunte ao vendedor a respeito antes de comprar. Fiquem atentos a especificação relacionada a LIMPABILIDADE- Indica a facilidade de limpeza da superfície da placa aos agentes manchantes indicados na NBR 13818. A classificação é de 1 a 5, sendo classe 5 a mais fácil de limpar e classe 1 a que não limpa.

A localização do ambiente também é importante na hora da escolha, por exemplo, locais que não possuem iluminação e ventilação natural ou que apresentam muita umidade, tais como os localizados na parede sul da residência tendem sofrer mais com a umidade, portanto não são indicados os revestimento em pintura epóxi ou paredes com reboco e pintura, devido a umidade a umidade ocasionada pelo uso do chuveiro. A pintura epóxi, alem de mais prática, oferece economia por ser mais barata que a opção de revestimento cerâmico, porém pode trazer dores de cabeça no caso de umidade, esta opção precisa ser bem pensada.

O tamanho do banheiro também influencia nas escolhas, espaços pequenos requerem revestimentos de tamanhos e desenhos menores, caso contrário pode dar a sensação de um espaço menor ainda. Se o banheiro for amplo pode-se optar por revestimentos de formatos maiores, como 60x120cm, 45x90cm, ou até maiores. Vale lembrar que na maioria das vezes, quanto maior o formato, maior o valor por metro quadrado do revestimento.


O maior importante a se ter em mente é o conceito e estilo que você quer dar ao seu banheiro, algo mais clássico, moderno, rustico, divertido e contemporâneo, tendo uma idéia clara do seu sonho, ou referências dele fica mais fácil projetar e definir o que melhor se encaixa na sua casa.


#banheiros #revestimento #interiores #equipamentossanitários #sanitários


48 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo