• arqrobertacechin

REDUÇÃO DO CONSUMO DE ÁGUA

Atualizado: 14 de dez. de 2021

A água como todos sabemos é um recurso que parece infinito mas não é. Nosso planeta é composto por 70% de água, porém somente 2,5% desta água é doce e passível de uso humano, sem necessidade de desalinização. Por isso a importância de reduzir o consumo de água na sua casa e no seu dia a dia.


Além dos benefícios para o meio ambiente, pq parece que a água é infinita, mas infelizmente não é, temos a economia para nosso bolso e para nosso orçamento doméstico.


Reduzindo o consumo de água podemos seguir o tripé dos benefícios ambientais, sociais e econômicos.

AMBIENTAIS: Ajudando na preservação da água do planeta;

SOCIAIS: Economizando água damos oportunidade para outras pessoas terem acesso ao este recurso;

ECONÔMICOS: reduzindo nosso orçamento doméstico sobre dinheiro para gastar com outras coisas.

Mas como fazer para economizar água?


Para organizar melhor o conteúdo vou dividir nosso consumo de água em 2 tipos:

ÁGUA INTERNA:

Como o próprio nome diz: agua que gastamos no interior da nossa casa, na cozinha, banheiros e lavanderia.

Temos basicamente 4 EQUIPAMENTOS em nossas residências:

  • TORNEIRAS

  • CHUVEIRO

  • VASO SANITÁRIO

  • EQUIPAMENTOS

Existem diversos produtos e equipamentos no mercado que oferecem um baixo consumo de água sem perder a eficiência, trocando nossos equipamentos por equipamentos mais eficientes reduzimos nosso consumo e economizamos na conta de água.



Equipamentos com temporizadores, arejadores, equipamentos de baixa vazão, enfim todos eles nos ajudam nessa economia.

Separamos alguns produtos que são comprovadamente economizadores de água de acordo com a certificação LEED:


A @DOCOL tem uma linha com indicação LEED que certifica os produtos que realmente oferecem economia de água, mas outras marcas também oferecem possuem tecnologias de redução do consumo de água.


COMO ESCOLHER OS EQUIPAMENTOS:

Na hora de escolher os equipamentos hidraúlicos o importante é verificar o consumo de litros por segundo, às vezes uma pequena pesquisa pode representar uma grande economia na conta de água.


ALGUMAS OPÇÕES SIMPLES:

  • Reguladores de vazão fixa;

  • Redutor de vazão;

  • Torneira de pressão;

  • Torneira de toque;

  • Sensores de presença;

  • Registros reguladores de pressão, dentre outros.

Os arejadores servem para “arejar” a água, ou seja mistura-la com ar reduzindo a vazão sem reduzir a pressão.

Compare abaixo a diferença de consumo de equipamentos comuns e equipamentos que economizam água:


TORNEIRA COMUM TORNEIRA ECONÔMICA

CONSUMO 0,42 Litros/seg 0,10 litros/seg


Cada torneira dessas pode economizar até 76% de água, comparado com uma torneira comum.


CHUVEIROS

Importante termos um banho maravilhoso todos os dias, para nossa saúde e bem estar, um banho relaxante ao final do dia renova nossas energias.

Mas o banho pode ser nosso grande vilão na conta de água, um chuveiro pouco eficiente, ou seja, com pouca pressão faz com q gastemos muito mais água durante o banho, chuveiros com alta pressão e bons arejadores podem reduzir em até 62%.

DUCHA COMUM DUCHA ECONÔMICA

CONSUMO 0,34 litros/seg 0,13 litros/seg

VASOS SANITÁRIOS

Os vasos antigos eram os piores gastadores de água, as antigas hydras gastavam 32 litros de água a cada descarga, hoje este consumo pode ser de 3 a 6 litros por descarga, podendo ser reduzidos como uso de equipamentos com selo WATERSENSE que garante uma economia ainda maior nos equipamentos.

Como este vaso -VASO SANITÁRIO STEALTH- é ainda mais econômico, utilizam apenas 3 litros de água por ciclo, ele conta com sistema de ciclo a vácuo, bem interessante.


https://econoagua.com.br/economia-agua/produto/privadas/stealth-0-8-gpf-toilet-round.htm

Calculando rapidamente, se a cada descarga gastávamos 32 litros e agora podemos gastar de 3 a 6 litros, temos uma economia de no mínimo 81% de água em cada descarga.

Por isso, antes de comprar os equipamentos hidraulicos é IMPORTANTE CONSULTAR AS ESPECIFICAÇÕES DOS EQUIPAMENTOS ANTES DE COMPRAR!

Muitas vezes uma economia na hora da compra pode significar gastos para a vida toda!

Os equipamentos que tiverem esse selo WATERSENSE já possuem a garantia de serem economizadores de água, mas podemos analisar e escolher produtos sem o selo, sempre lembrando de analisar as especificações técnicas.

Ainda sobre a água interna temos os equipamento de lavagem, como máquina de lavar roupa e maquina de lavar louça. Esses equipamentos precisam ter o selo ENERGYSTAR ou o Selo A do INMETRO!

Existem já algumas lava roupas que possuem o ciclo de reaproveitamento da água, bem bacana de comprar esse modelo também.


AGUA EXTERNA

Como o próprio nome diz, EXTERNA seria a água utilizada na parte externa da residência.

Principalmente para quem tem jardim, é importante avaliar bem o tipo de jardim que vc quer ter em casa. A escolha errada ou a composição de plantas errada pode significar um gasto extra e desnecessário no seu orçamento.


FATOR DE ESPÉCIE

Pense também no clima da sua região e no sombreamento do seu jardim, uma dica muito importante na hora de definir as espécies vegetais é escolher espécies nativas, ou seja espécies que se adaptam melhor ao clima da sua região, e não necessitarão tanto de irrigação artificial .


FATOR DE SOMBREAMENTO

Analisar a área de sombra é importante para selecionar as espécies que são mais sensíveis ao sol e ao calor para que elas não sofram com os efeitos do sol e da falta de água.


XERISCAPING

Aqui na nossa casa temos uma parte do jardim com XERISCAPING que é a técnica de um jardim que necessita de pouco ou quase nada de irrigação mesmo no verão.

CAPTAÇÃO DE ÁGUA

Outra estratégia para reduzir o consumo de água externo é o uso de cisternas para captação de água da chuva de forma simples, temos muitos modelos de cisternas no mercado, que podem economizar 100% da água que você precisa para o uso externo, como irrigação do jardim, horta e lavagem de carros, calçadas e o pátio.



Resumindo, um bom projeto paisagístico e hidráulico podem reduzir em mais de 50% o consumo de água na edificação.


LEMBRETE FINAL:


Antes de adquirir verifique se:

  • Os fabricantes dos produtos participam do Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat;

  • Os produtos ofertados obedecem às especificações técnicas para cada produto;

  • Os produtos têm garantia mínima de 05 anos contra defeitos de fabricação de qualquer peça fora dos padrões exigidos nas especificações técnicas e garantia sua reposição imediata.

Para mais dúvidas, entre em contato conosco.

#AGUA #REDUÇÃODECONSUMODEAGUA #SUSTENTABILIDADE #CISTERNA #EQUIPAMENTOSEFICIENTES #AGUADEREUSO #REUSODEAGUA #CONSERVAÇÃODAÁGUA




28 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo