top of page
  • arqrobertacechin

PLANTAS DENTRO DE CASA E SEUS BENEFÍCIOS

Estudos comprovam que o contato direto com a natureza, neste caso através das plantas, melhora nossa produtividade, memória, nosso humor e nossa saúde, atuando como remédio natural contra problemas como depressão e dores de cabeça.

Além disso, as plantas ajudam a umidificar o ambiente, equilibrando a temperatura da sua casa. Isso é muito importante para a saúde. Eles possuem ainda efeito purificador, limpando o ar. Quanto mais folhagens, o ar fica mais puro. Portanto, quanto mais plantas você tiver, melhor vai ficar o ar da sua casa.

Ah, mais uma coisa: as plantas ajudam a relaxar, diminuindo o estresse da sua casa, proporcionando um dia a dia mais equilibrado.

E por último e não menos importante: as plantas nos trazem inspiração e ajudam na decoração da casa. Então, nada mais fácil que decorar sua casa com uma bela planta.


LEMBRETE ESPECIAL: Para que alcancem melhores resultados, é recomendado que existam pelo menos três plantas por cada 10 metros quadrados de cada cômodo, colocadas o mais perto possível de locais onde se possa passar mais tempo, como na cama, sofá ou cadeiras.


Tipos de plantas, seus benefícios e onde posicioná-las na sua casa


Para ajudar você trouxemos alguns exemplares com boas capacidades para limpar o ar de casa e trazer inúmeros benefícios para a sua saúde e de toda a família.


LIRIO DA PAZ


  • Nome científico: Spathiphyllum

  • Benefícios: Citada em estudo realizado pela NASA, ela retira gases tóxicos causadores de irritações na região do rosto que provocam tosse e dor de cabeça. Além disso, seu cheiro também é benéfico. "O perfume exalado por esta planta relaxa a musculatura e promove uma sensação de calma e bem estar".

  • Cultivo: É uma planta que se adapta muito bem em ambientes internos, sendo recomendada especialmente para quem vive em apartamento. Preferem locais com sombra ou meia sombra e a rega dependerá das condições climáticas do dia. Caso ela esteja seca, é hora de colocar um pouco de água. Caso esteja molhada, deixe para regar em outro momento.


ÁRVORE DA FELICIDADE E DA PROSPERIDADE

Originária da Polinésia, da Índia e da Malásia. Ela pode ser encontrada em duas versões: polyscias guilfoylei (macho) e a polyscias fruticosa (fêmea), que se diferenciam com relação a aparência e resistência.

Planta de meia sombra, que cresce lentamente e pode atingir até 5 metros de altura. Sua folhagem verde escura lembra trevos de quatro folhas.

O macho é um arbusto lenhoso, forte e com folhas corpulentas (largas e robustas). Sua altura varia de 3m a 5m.

A fêmea é caracterizada por sua folhagem fininha, pequena e mais delicada. A altura da árvore varia de 1,5m a 2,5m, se adapta melhor aos ambientes internos, podendo ser usada na decoração de salas, varandas e jardins de inverno.


Luminosidade e temperatura: escolha um local de meia sombra para colocar a árvore da felicidade. Lembre-se de que ela não gosta de tomar sol diretamente e prefere temperatura ambiente.

Regas: É recomendado regar o arbusto de duas a três vezes por semana. Em cada rega use em média 200 ml de água.


GUINÉ


  • Nome científico: Petiveria alliacea

A planta Guiné é uma arma poderosa contra tudo que há de ruim. Em um ambiente, ela tem o poder de criar um "campo de força" que protege das más energias. Ela emana vibrações otimistas e atrai a sorte, a felicidade e o desenvolvimento da espiritualidade.

  • Local: Posicione próximo a porta de entrada da casa para evitar a entrada de energias negativas no ambiente.

ESPADA DE SÃO JORGE


Nome científico: Sansevieria trifasciata

  • Benefícios: combina com qualquer ambiente. Além das folhas exuberantes, é conhecida por ser uma grande filtradora do ar, pois retira substâncias tóxicas dele, como tricloroetileno, formaldeído, benzeno e xileno, que causam irritações nos olhos, boca e garganta, além de dores de cabeça.


Cultivo: Sua manutenção é simples, e indicada para pessoas que não têm muito tempo para cuidar das plantas. Ficam em ambiente de sombra e meia sombra, mas também podem suportar sol direto. Não necessitam de rega constante.


HERA

  • Purifica o ar

A hera é uma das plantas mais eficazes para filtrar o ar de gases poluentes como benzeno, xileno e formaldeído, encontrados em produtos como detergentes, fumaça de cigarro, sacos de supermercado, repelentes, tintas e vernizes.

Pode ser utilizada como pendente – o jeito mais provável de cultivá-la para quem mora em apartamento.

  • Ambiente

Prefere lugares bem iluminados e tolera vento e ar-condicionado.

Regas

No verão, é indicado regar até três vezes na semana, principalmente se estiver em um local com vento. No inverno, duas vezes por semana costuma ser suficiente. O ideal é enfiar o dedo na terra e checar a umidade. Esta planta gosta de substrato sempre úmido, mas sem encharcar para não comprometer as raízes.

  • Tóxica para pets

Apesar de tantas qualidades, a hera é tóxica para animais de estimação. Para não prejudicar os bichinhos, é preferível cultiva-la em pendentes longes do chão.


JIBÓIA



Nome científico: Epipremnum pinnatum


Benefícios: Serve como purificadora do ar, mas também melhora a umidade do local, contribui para a diminuição dos sintomas gerados pelo tempo seco, como resfriados e pele seca.


Cultivo: dão preferência para locais de sombra e meia sombra, mas não há problemas em receberem sol direto, desde que em pequenas quantidades.

Também deve haver rega periódica, avaliando-se a situação climática do dia e seu estado, ou seja, se está muito seca ou molhada. Dê preferência para locais bem arejados, e esta dica serve para todas as plantas.



SAMAMBAIA


Nome científico: Chamaedorea elegans


Benefícios: ajuda a manter um nível adequado de umidade no ambiente, além de remover poluentes comuns, como o formaldeído. As samambaias absorvem as energias negativas, tanto do ambiente como das pessoas que o frequentam, limpando e purificando o local.


TEMPEROS DIVERSOS NA COZINHA



Vasos de temperos na cozinha podem aguçar nosso olfato e paladar, além de proporcionar uma alimentação mais nutritiva e saudável com o uso de elementos naturais em vez de industrializados.


Manjericão, hortelã, cebolinha, salsa, sálvia e, porque não, morangos plantados em vasos pertinho de você?

Comenta aqui quais são teus temperos favoritos!!


3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page