top of page
  • arqrobertacechin

Minimalismo


Esse tópico é polêmico, mas garanto que a minimização é libertadora

O fenômeno do minimalismo, como prazer do desapego, foi difundido pelos escritores Joshua Becker, Joshua Fields Millburn e Ryan Nicodemus, autores do documentário Minimalism: A Documentary About the Important Things ("Minimalismo: um documentário sobre as coisas que importam", em tradução livre), que retrata a vida de pessoas que vivem apenas com o essencial.

O minimalismo é um comportamento que torna as pessoas mais importantes que as coisas que elas têm. Demonstra como o SER é mais importante que o TER.


A pandemia nos trouxe um novo olhar sobre nossas vidas e sobre o que realmente importa para nós. A transformação minimalista da nossa casa se torna uma transformação de nós mesmos quando deixamos que ela mude nosso futuro. Consumindo menos, adquirindo menos objetos, brinquedos, eletrodomésticos, roupas, temos a oportunidade de utilizar estes recursos SENDO pessoas melhores, viajando mais, adquirindo conhecimento e experiências que podem nos transformar e transformar nossas famílias.




BENEFÍCIOS DO MINIMALISMO


Já pensou quanto tempo gastamos limpando e organizando a casa?

Utilizamos e desejamos produtos de limpeza com elementos químicos que nem conhecemos, com altos índices de VOC'S.

Consumimos mais produtos do que necessitamos, moramos em casas maiores do que conseguimos ocupar.


COMO FUNCIONA O PROCESSO DE MINIMIZAÇÃO:

  • ANÁLISE

  • DOAÇÃO

  • VENDA

  • DESCARTE ou RECICLAGEM

O processo de minimização nos traz a consciência do consumo, nos trazendo as seguintes reflexões:

  • De onde veio este produto?

  • Como ele foi fabricado?

  • Ele é bom para o meio ambiente?

  • É durável?

  • Eu preciso mesmo dele?

  • Quantas utilidades e benefícios ele trará para minha vida?

O processo de minimização funciona como forma de liberarmos mais espaços em casa e como uma forma de ressignificar o ambiente que vivemos, suas vidas, nosso modo de consumir e de viver.

O que transmito para minha família e meus amigos com esta casa? Nossa casa é o reflexo de quem somos e de como vivemos e interagimos com o mundo, portanto precisamos trazer significado ao nosso lar assim como a nossa vida. A minimização, significa mais do que jogar coisas fora, a MINIMIZAÇÃO significa dar sentido e importância aos seus hobbies, a sua convivência familiar, ao seu espaço de descanso, de preparo e consumo das refeições, de higiene.

A MINIMIZAÇÃO significa olhar para dentro de si e do seu lar e perceber o que realmente importa. "LIMPAR" o ruído e a poluição visual e "ENXERGAR" o que te traz bem estar, paz de espírito e amor dentro do seu LAR e da sua VIDA.


MINIMALISMO E NOSSA SAÚDE

O minimalismo impacta diretamente em diferentes fatores de construções e ambientes sustentáveis, tais como:

QUALIDADE INTERNA DO AR: Minimizar a quantidade de produtos de limpeza, usar produtos mais naturais reduz a toxicidade do ambiente, colaborando para a qualidade do ar.

QUALIDADE EXTERNA DO AR: minimizar produtos de limpeza e higiene que contenham substâncias químicas ou aerosol que comprometem a camada de ozônio.

GESTÃO DE RESÍDUOS: Produzir produtos de limpeza com restos de frutas reduz a quantidade de resíduos gerados.

MINIMIZAR o uso de MEDICAMENTOS e REMÉDIOS ao optar por melhorar nossa nutrição: "que o teu alimento seja o teu remédio".


COMO MINIMIZAR NOSSA CASA PARA TORNÁ-LA MAIS EFICIENTE E FUNCIONAL


COZINHA

Minimizar eletrodomésticos e acessórios para manter somente aqueles que realmente precisamos, ajuda a economizar energia, menos armários melhoram a iluminação natural ao eliminarmos armários aéreos.

HOME OFFICE

Minimizar o home office pode trazer mais foco e menos stress, reduzindo o nosso tempo de trabalho e proporcionando maior qualidade de vida.


Trabalhe com propósito.


" O PRIMEIRO PASSO PARA CRIAR A VIDA DE QUE VOCÊ QUER É SE LIVRAR DE TUDO AQUILO QUE VOCÊ NÃO QUER".

JOSHUA BECKER- A CASA MINIMALISTA


Já pensou quanto tempo gastamos arrumando e guardando coisas de que não precisamos, não usamos e não queremos?

ISSO É MINIMALISMO. Um ambiente onde cada item, cada espaço, cada metro tenha a sua função, o seu propósito.

Criar a consciência do minimalismo em nossa casa, ensina, educa e ajuda a criar uma geração que gere menos lixo, consuma menos e viva melhor.


1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page