• arqrobertacechin

Lareiras, qual é o tipo ideal?

Atualizado: 14 de dez. de 2021

A lareira, item de necessidade em algumas regiões do pais, utilizada predominantemente na região sul do Brasil e em climas mais frios. Além de trazer charme para o ambiente, tornando-se o ponto central do ambiente, a lareira nos ajuda a enfrentar o friozinho... Que por sinal já deu as caras por aqui neste ano. Dia 21 de junho começa o inverno oficialmente, mas a algumas semanas já estamos sentindo o frio bem de perto!

Antigamente não existiam muitos tipos de lareira, somente o modelo tradicional a lenha, que necessitava de uma chaminé para a exaustão da fumaça. Porém hoje em dia existem diversos tipos e sistemas de aquecimento no mercado, cada qual com suas vantagens e desvantagens. Trouxe aqui alguns modelos e minha opinião a respeito de cada um deles.

Mas afinal, qual modelo é o mais adequado para minha casa?

Tipos de lareira:

· Elétrica

Dispensa o uso de lenha, não gera fuligem, porém quanto mais potente, maior o consumo de energia, nos tempos de hoje, com os custos da energia elétrica, se torna mais caro e não é tão aconchegante quanto alguns outros modelos.

· A lenha

Podendo ser de alvenaria ou de ferro, modelo tradicional, gera calor e traz mais aconchego ao ambiente, porém necessita de espaço para a chaminé e um espaço para guardar a lenha. Dependendo do local onde você mora e a oferta de venda de lenha, vale a pena avaliar esta opção, porém se for em alvenaria necessita de mão de obra para sua execução.

· A gás

Dispensa o uso de lenha, necessita de ponto de gás, podendo ser instalada sobre a alvenaria. Pode-se utilizar pedras vulcânicas ou lenhas artificiais que dão a impressão de que estão sendo queimadas. Essa opção é super charmosa e linda.

· A etanol

Utiliza etanol para o seu aquecimento, modelo mais econômico e ecológico, não gera fuligem, podendo ser fixa ou móvel, podendo ser transportada para outros ambientes da casa. No quesito custo de aquecimento, este modelo é o mais econômico e eficiente energeticamente, porém é preciso ter alguns cuidados com a segurança, tanto no uso, transporte e manuseio da lareira.

Nunca deve ser usada sem os vidros de proteção laterais!

· Calefadora de alto rendimento

Este modelo é novo no Brasil, funcionando com lenha, porem fechada com vidro cerâmico, não gera fuligem e aquece mais, pois o não há perda de calor, conforme esquema abaixo. Essa, particularmente é a minha preferida, caso se queira investir um valor um pouco mais expressivo no item lareira, pois alia o charme da lenha, com a eficiência energética e economia a longo prazo.

Mas afinal, qual modelo é o mais adequado para minha casa?

Essa pergunta não tem resposta, vai da necessidade de uso, orçamento e tempo. Sugiro avaliar as opções e escolher a que mais se adapte a sua realidade. Enfim o que importa é ficar quentinho, confortável e feliz em casa!


Dúvidas? Pode falar conosco, estamos a disposição.


#LAREIRAS #CALEFATOR #LAREIRAAETANOL #AQUECIMENTO #SALADEESTAR #SALACOMLAREIRA

13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo