- arqrobertacechin
FUGINDO DO MOFO EM CASA
O inverno está chegando e junto com ele, aqui no sul principalmente vem o MOFO. O mofo é uma designação comum dada a fungos filamentosos que não formam estruturas semelhantes a cogumelos. Eles vivem principalmente em lugares úmidos e escuros.
Em nossas casas, principalmente na praia, temos a ocorrência de mofo em alguns pontos da casa, principalmente nas zonas úmidas e áreas menos ventiladas e ensolaradas. Neste post trouxe alguns meios e formas de evitar, eliminar ou minimizar a ocorrência de mofo:
NA ETAPA DE PROJETO:
ELEVAR A EDIFICAÇÃO DO SOLO: construir evitando o contato direto com o solo reduz a ocorrência de mofo pois "afasta" a edificação da umidade proveniente do solo.

FONTE: https://www.archdaily.com.br/br/929082/a-casa-suspensa-casa-container-marilia
ORIENTAÇÃO SOLAR: o posicionamento da casa é muito importante nesta etapa inicial do processo, posicionar os ambientes de forma a proporcionar a ventilação e iluminação natural da residência é importante para que o mofo não encontre formas de chegar até o interior da sua casa.
DURANTE A EXECUÇÃO DA OBRA:
IMPERMEABILIZAÇÃO: o mofo por capilaridade como é conhecido é o famoso "estufamento" do reboco, aquelas bolhas desagradáveis que surgem nas paredes próximas ao piso. Este processo ocorre pela falta de impermeabilização adequada das fundações, vigas de baldrame e primeiras camadas de assentamento da alvenaria. Por isso esta etapa é tão importante, tome muito cuidado com os materiais e processos de execução das suas fundações e alvenarias.

DEPOIS DA OBRA:
PLANTAS: o uso de algumas espécies de plantas no interior da residência, ajuda a prevenir e eliminar o mofo no interior da edificação.
ALGUMAS FILTRADORAS NATURAIS DO AR
Jiboia

Nome científico: Epipremnum pinnatum
Benefícios: Serve como purificadora do ar, mas também melhora a umidade do local, contribuem para a diminuição dos sintomas gerados pelo tempo seco, como resfriados e pele seca.
Cultivo: Dão preferência para locais de sombra e meia sombra, mas não há problemas em receberem sol direto, desde que em pequenas quantidades. Também deve haver rega periódica, avaliando-se a situação climática do dia e seu estado, isto é, se está muito seca ou molhada. Dê preferência para locais bem arejados, e esta dica serve para todas as plantas.
Samambaia

A samambaia, também conhecida como feto-de-boston e de nome científico Chamaedorea elegans, é uma planta bastante comum em casa e que, de fato, tem vários benefícios para o ar, pois ajuda a manter um nível adequado de umidade no ambiente, além de remover poluentes comuns, como o formaldeído, as samambaias absorvem as energias negativas, tanto do ambiente como das pessoas que o frequentam, limpando e purificando o local.
MOBILIÁRIO: afastar os móveis da parede e utilizar mobiliário "solto" melhora a ventilação nos espaços e ambientes.
VENTILAÇÃO: promover a ventilação cruzada e a troca de ar do ambiente reduz a ocorrência de bolor e mofo de forma significativa. Por isso a ventilação é fundamental para um ambiente saudável.
MATERIAIS: na hora da reforma o uso de tintas brilho e semi brilho, revestimentos cerâmicos e vinilicos e de fácil limpeza, facilitam a remoção e limpeza nas superfícies.
LIMPEZA DOS FILTROS: A operação ou manutenção inadequada dos sistemas de filtragem dos equipamentos de ar condicionado foi associada a sintomas como olhos secos, irritação na pele e na garganta, fadiga e dor de cabeça e pode levar a implicações mais graves, como a doença dos legionários. Por isso a importância da manutenção periódica dos filtros e aparelhos de ar condicionado.
Utilizando estas ideias e dicas, sua casa vai ficar mais arejada e livre do mofo.
Curtiu? Comenta aqui conosco
#mofo #comoevitaromofo #mofonoinverno #invernonapraia #casadepraia #casamofada #paredesestufadas #plantasemcasa #samambaia #jiboia #limpezaarcondicionado #casas #interiores #arquiteturadeinteriores