top of page
  • arqrobertacechin

COZINHA MAIS SAUDÁVEL E FUNCIONAL

Que a cozinha é a alma da casa, todo mundo já sabe. A cozinha desde sempre foi e é o centro do universo familiar. Seja em tempos de quarentena, seja em tempos de dias difíceis, dias de festa, dia de comemoração ou mesmo no dia a dia. Tudo sempre termina na cozinha, na cozinha que preparamos nosso alimento, o lanche das crianças, é na cozinha que nutrimos nosso corpo e nossa alma.

Não é a toa que a cozinha é o cômodo que mais projetamos, afinal ele vem sempre como prioridade na hora de reformar e projetar a casa.

E por este motivo resolvemos trazer um Check-list para você ter uma cozinha mais saudável, funcional e eficiente na sua casa.

Aliando os conceitos de DESIGN BIOFILICO+MINIMALISMO+SUSTENTABILIDADE podemos ter uma cozinha que proporcione mais saúde e bem estar para você e sua família.

  • ILUMINAÇÃO E VENTILAÇÃO NATURAL

Explore ao máximo a iluminação e ventilação natural

A Iluminação natural é imprescindível para termos mais saúde, bem estar e ainda gerar menores custos de manutenção do seu espaço.


Dê preferência por janelas amplas e sempre que possível aposte em uma claraboia ou iluminação zenital na área da cozinha.


ANTES E DEPOIS DE UM PROJETO DE COZINHA, ONDE O MAIOR PROBLEMA ERA A FALTA DE ILUMINAÇÃO NATURAL


Tome partido do minimalismo para reduzir a quantidade de itens e com isso eliminar os armários aéreos, se não for possível eliminá-los tente reduzir sua quantidade ou substituir por nichos que possuem menor profundidade, e auxiliam na maximização da reflexão da iluminação natural no ambiente.

Outra dica importante é optar por portas espelhadas ou de vidro branco, elas ajudam a refletir a luz tanto natural quanto artificial.

FUNCIONALIDADE ACIMA DA BELEZA

Antes de bela, a cozinha precisa ser prática e funcional. Em uma cozinha o mais importante é a setorização dos espaços de forma a facilitar o fluxo de trabalho, para tanto temos que pensar na setorização:

  • ÁREA DE HIGIENIZAÇÃO - Pia

  • ÁREA DE ARMAZENAMENTO - Geladeira, freezer e despensa

  • ÁREA DE PREPARO - Bancada, fogão e forno.

Tendo essa setorização em mente fica mais fácil ter uma cozinha funcional, além disso a setorização torna a cozinha mais sustentável e eficiente. Afastando as áreas aquecidas das áreas resfriadas temos uma maior eficiência energética no ambiente, economizando com isso na conta de energia elétrica.



Aqui no site temos um e-book que ajuda você a setorizar de forma correta sua cozinha.



MOODBOARD ELEVATO TORRES de uma cozinha funcional e minimalista cuba 4 em 1, revestimentos, cores e texturas naturais, iluminação com diferentes nível, plantas.

  • HORTA E/OU VASOS DE TEMPEROS

Diversos estudos já comprovaram que o contato direto com a natureza reduz nossos níveis de estresse e ansiedade, aumentando nossa sensação de bem estar, melhorando nossa produtividade e memória?

E porque não ter este contato direto dentro da cozinha, através de vasos de temperos e uma pequena horta mesmo em uma cozinha de apartamento?



Além dos benefícios do contato com a natureza ainda temos o benefício de melhorar nossa nutrição, optando por temperos naturais e orgânicos.

Comece pequeno, 2 vasos com seus temperos favoritos junto a sua janela. Você vai sentir a diferença na sua saúde e bem estar. Além de, é claro, embelezar seu espaço, abaixo selecionei um vídeo nosso onde mostro como montar vasinhos de temperos.



  • VISTAS DE QUALIDADE

Afinal o que são vistas de qualidade?

Vistas de qualidade são vistas para áreas externas, jardins, áreas externas. Enfim visão de forma que o movimento do dia possa ser sentido ao longo das horas do dia.

Na cozinha, é sempre interessante pensar em posicionar a pia de frente para a janela.



  • MATERIAIS

Opte sempre por materiais sustentáveis, mesmo que ainda sejam relativamente caros, precisamos dar pequenos passos em direção a um mundo ambientalmente melhor, separamos alguns materiais sustentáveis para a sua cozinha:

BAMBU;

VIDRO RECICLADOS

MADEIRA DE DEMOLIÇÃO;

BANCADAS DE MATERIAIS REAPROVEITADOS E RECICLADOS



Sobre as cores, escolha sempre cores claras e materiais naturais, outra solução do design Biofílico para proporcionar conexões indiretas com a natureza através de materiais que imitem materiais e formas da natureza. Vale pensar em mdf's amadeirados e nas cores verde e azul. O efeito fica incrível, como nesta cozinha/lavanderia que projetamos.


  • RESÍDUOS

Com certeza, a sustentabilidade passa pela correta separação do lixo e compostagem dos materiais orgânicos. Mas como fazer isso em uma cozinha aliando a beleza, funcionalidade e sustentabilidade?

Hoje em dia temos diversas opções de lixeiras de embutir, inclusive com 2 ou mais lixeiras no mesmo módulo desta forma a lixeira fica "escondida" no armário ou na bancada e você separa seu lixo corretamente.

Separamos alguns ideias e modelos de lixeiras para usar no projeto da sua cozinha, algumas já usamos, outras pretendemos usar.



No vídeo abaixo explicamos o passo a passo para construir uma composteira doméstica e tornar sua casa e sua cozinha ainda mais sustentáveis.


https://youtu.be/56DT_NgUQQQ


Gostou do nosso check-list? Comenta na publicação e vamos juntos construir um mundo mais saudável!





12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page