top of page
  • arqrobertacechin

COMO, QUANDO E PORQUE CONTRATAR UM ARQUITETO?

Atualizado: 14 de dez. de 2021


O arquiteto é capaz de entender os desejos de seus clientes e traduzi-los da melhor maneira possível, tornando-os reais, independente do tamanho e do valor. Para entender melhor a real importância desse profissional, listamos algumas razões para se contratar um arquiteto, seja na hora de construir, reformar ou mesmo antes da aquisição do imóvel (casa, apartamento, terreno, escritório, etc) o arquiteto pode auxiliar você a definir qual a melhor opção de compra.


Preparamos um fluxograma para auxiliar você a entender melhor como funcionam as etapas de contratação e trabalho dos arquitetos e cinco motivos da contratação do profissional.



1. PLANEJAMENTO

Planejar baseado nas necessidades e realidade da família, envolve o desenvolvimento do projeto de acordo com os desejos e realidade financeira dos clientes. O principal desejo do arquiteto é realizar o sonho da família, fazer a família ou o cliente feliz.

2. SEGURANÇA

Em Arquitetura, segurança é fundamental. É preciso proteger a obra, os trabalhadores e também o bolso do cliente. Segurança decorre de um bom projeto e de uma obra bem planejada e executada. Significa atender às exigências dos órgãos de fiscalização e executar o trabalho com um profissional legalmente habilitado.

3. ECONOMIA

Não é raro ouvirmos histórias sobre obras que custaram muito mais do que deveriam custar. O arquiteto e urbanista é fundamental para que se economize em uma construção ou reforma. Ele é o profissional que vai fazer um projeto correto e bem planejado, auxiliando o cliente em todas as etapas do trabalho. Somente desse modo é possível prever a quantidade certa de materiais que serão utilizados, sempre com a melhor relação custo x benefício, evitando desperdícios. Da mesma forma, ao gerenciar a obra, o arquiteto e urbanista saberá orientar a contratação de mão de obra qualificada e na quantidade certa, além de cumprir prazos do cronograma planejado. Devido à sua experiência e ao seu conhecimento das técnicas construtivas, o arquiteto tem condições de sugerir projetos inteligentes e sustentáveis.

Fazer mais com menos, promover espaços de qualidade com custos reduzidos, de acordo com as necessidades e realidade dos ocupantes.

4. CONFORTO

O arquiteto pensa e estuda o conforto térmico dos ocupantes das edificações e dos espaços abertos. Ergonomia, iluminação natural, temperatura ideal, melhor aproveitamento dos espaços, dimensões corretas, ocupação e uso. O conforto ambiental, alem de buscar o máximo de felicidade e satisfação aos seres humanos, busca o conforto baseado nas condições climáticas, luminosidade, ventos dominantes, economia de recursos naturais e redução no impacto da ocupação humana ao meio ambiente.

Conforto-higiene, que está relacionado à saúde e bem-estar, como iluminação natural, ventilação, dimensão das aberturas até a distância entre os prédios.

Conforto-bem-estar, que tem a ver com a forma de satisfazer o gosto das pessoas. Tudo que traz comodidade, incluindo o bom aproveitamento dos espaços internos, bem como as dimensões corretas para móveis e equipamentos eletro-eletrônicos.

Conforto-economia, que está relacionado a moradias mais simples e mais baratas, porém confortáveis e dignas, para se viver bem e não apenas morar.

Conforto ambiental, que busca o máximo de satisfação possível para as pessoa, compreendendo o estudo das condições climáticas, acústica, luminosidade, consumo energético e redução de emissão de poluentes para o meio ambiente.

5. VALORIZAÇÃO

E por fim, porém tão importante quanto as razões anteriores, temos a valorização do imóvel otimizando o projeto, explorando todo o seu potencial, propondo ambientes modernos e funcionais. Ele sabe valorizar pequenos espaços, criar uma iluminação inteligente e sustentável aproveitando a luz natural, zelar pelo arejamento e, ainda, ele é fundamental na colaboração para um acabamento adequado. E tudo isso, na certa, vai tornar o imóvel muito mais valorizado.

32 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page