top of page
  • arqrobertacechin

COMO CONSTRUIR LAREIRA EM UM APARTAMENTO?

Atualizado: 16 de mai. de 2022

Inverno chegando e junto com ele vem o frio. E com o frio a busca por alternativas para aquecer nossa casa aumenta.

Existem diferentes tipos de lareiras e aquecedores que podem ser utilizados e instalados nos ambientes. Mas neste projeto em especial, o pedido da cliente era o ter uma lareira a lenha.

Então, desafio aceito, analisamos as plantas do edifício e as possibilidades existentes para conectar a chaminé da lareira com a chaminé da churrasqueira existente.

No post de hoje, viemos mostrar para você como construímos uma lareira em um apartamento, em apenas 2 semanas!

O projeto foi elaborado pelo escritório AFINA ARQUITETURA, porém o dimensionamento, projeto da lareira e execução da obra ficou a cargo do nosso escritório.

A lareira foi executada com alvenaria de tijolos furados e o revestimento interno em tijolos refratários, garantindo o isolamento térmico e evitando a ocorrência de rachaduras no volume da lareira com a dilatação provocada pelo aquecimento da superfície durante a utilização da lareira.


Revestimentos em Tijoletas de Mármore Travertino trouxeram charme e requinte ao volume da lareira, em contraste com a madeira do restante do mobiliário.

Mas o resultado principal desta transformação foi no conforto térmico e melhoria do bem estar da proprietária do apartamento, que agora pode curtir o inverno com charme e conforto.

DICAS IMPORTANTES:

O mais importante é localizar o local exato da outra chaminé existente no apartamento.

Conferir o projeto estrutural e alturas necessárias para a exaustão da fumaça da lareira.

A altura da boca da lareira foi projetada de forma atender a inclinação correta para a exaustão de forma mais eficiente possível.


Curtiu o resultado? Conta aqui nos comentários o que você achou do resultado.


20 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page