• arqrobertacechin

BENEFÍCIOS DO DESIGN BIOFILICO

Atualizado: 14 de dez. de 2021

Afinal quais os benefícios comprovados do design biofílico para as pessoas?

Você não se sente renovado após tirar férias ou relaxar em ambientes naturais?

Isso ocorre pois o contato com a natureza fortalece nosso sistema imunológico, aguçando nossos sentidos , como a visão, o olfato, audição, paladar e tato.

O mesmo acontece ao estarmos em contato com elementos e experiências da natureza quando estamos realizando nossas atividades cotidianas.

Ao longo dos anos, diversos estudos comprovaram este benefícios nas diferentes atividades e locais:

Estudos comprovam que as conexões diretas e indiretas com a natureza nos espaços de trabalho

NA HOSPITALIDADE:

  • 36% mais hóspedes passam mais tempo em hóteis biofílicos

  • 2x mais comentários positivos de hóspedes

  • 11% a 18% a mais na taxa diária de um quarto com vista para água.

FONTE: Human Spaces 2.0: Biophilic Design in Hospitality


NOS AMBIENTES CORPORATIVOS:

Trazer as experiências da natureza para dentro de ambiente construído com os base nos princípios e estratégias comprovadas cientificamente pode aumentar em até 6% a produtividade nos ambientes corporativos.

Os estudos apontam que trabalhadores com escritórios que possuem elementos naturais, como plantas e luz natural apresentam:

  • 15% maior nível de bem-estar

  • 6% maior produtividade

  • 15% maior criatividade

FONTE: Human Spaces - blog e centro de recursos focado no design biofílico, liderado pela Interface e pelo arquiteto Oliver Heath

O contato e as interações com a natureza reduzem as faltas no trabalho, as licenças saúde, a alta rotatividade e entre outros fatores que prejudicam os relacionamentos e a produção no trabalho.


AMBIENTES DE VENDAS E VAREJO:

Ambientes de venda com elementos naturais, como plantas, luz natural, ventilação natural, materiais naturais atraem mais compradores, criam emoções positivas na compra, e ainda:

  • Ajuda a atrair compradores;

  • Cria emoções positivas na compra;

  • Passam mais tempo na loja;

  • Aceitam preços mais altos;

  • 15% a 20% mais vendas em lojas com incidência da luz do dia .

FONTE: TERRAPIN BRIGHT GREEN. The Economics of Biophilia, 2012. Disponível em: https://www.terrapinbrightgreen.com/report/economics-of-biophilia WORLD GREEN BUILDING COUNCIL. Health, wellbeing and productivity in retail: the impact of green buildings on people and profit, 2016. Disponível em: https://www.worldgbc.org/sites/default/files/bp-resource/5_Ways_to_Use_the_Retail_Metrics_Framework_Guidance_Note.pdf


NOS AMBIENTES DE SAÚDE

A pesquisa: “Vista através de uma janela pode influenciar a recuperação da cirurgia” de Roger Ulrich, demonstrou que ambientes de saúde, tais como hospitais, clinicas de tratamento com iluminação natural, ventilação natural, materiais naturais e vistas para a natureza apresentaram uma melhora no tratamento, menor tempo de internação dos pacientes, menos uso de analgésicos, menos comentários negativos.

No tratamento de crianças com transtorno do espectro autista, estudos comprovam que o contato com a natureza, tanto de forma direta ou indireta trazem mais tranquilidade e melhoras no tratamento e desenvolvimento cognitivo das crianças.

O contato com a natureza regula o ritmo circadiano do nosso corpo, que orienta nossas atividades diárias de atividade e repouso.

Um estudo realizado em 2000, pela Nancy Wells, psicóloga ambiental, indicou que trazer a natureza para dentro do ambiente do lar tem um efeito profundo nas funções cognitivas das crianças.


NOS AMBIENTES DE ENSINO

Os estudantes em ambientes com iluminação natural e em contato com elementos naturais apresentam 20-26% melhores resultados em testes.

FONTE: https://www.researchgate.net/publication/328416721_Daylighting_in_Schools_An_Investigation_into_the_Relationship_Between_ Daylighting_and_Human_Performance_Condensed_Report


NAS RESIDÊNCIAS

Estudos realizados em moradores em unidades habitacionais cercadas por vegetação em comparação com moradores que não possuíam a vegetação no seu entorno apresentaram:

• Habilidades superiores de enfrentamento;

• Maior otimismo;

• Menores taxas de drogas e crimes;

• Maior conhecimento de seus vizinhos;

• Melhor funcionamento cognitivo.

FONTE: SULLIVAN, William C., ”Landscapes of 20th Century Chicago Public Housing”.2007


“O design biofílico é uma filosofia de design e tem o potencial de reconectar intencionalmente pessoas e natureza através de edifícios. Ele vai além da adição de plantas ou recursos hídricos e concentra-se em se conectar à ecologia específica de um lugar, à sua cultura e clima para criar edifícios cheios de vida. ”

- Amanda Sturgeon

autora do livro Creating Biophilic Buildings, CEO, International Living Future Institute.



#designbiofilico #interiores #arquiteturainteriores #sustentabilidade #arquitetura #biofilia #interiordecor #saude #health


30 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo