top of page
  • arqrobertacechin

A LUZ E OS SERES HUMANOS

Atualizado: 14 de dez. de 2021

Luz, elemento essencial para a vida na Terra.

A luz faz parte do processo de produção do oxigênio, que é indispensável para todos os seres vivos, sendo essencial para a fotossíntese, o processo pelo qual as plantas produzem o próprio alimento.

Durante toda a nossa existência na terra como seres humanos, desenvolvemos as atividades de acordo com a disponibilidade de luz. Durante o dia, trabalhávamos e a noite, descansávamos, acompanhando o ritmo circadiano do nosso organismo. Somente após o surgimento da energia elétrica, pudemos escolher o horário para a realização das tarefas diárias. O que gerou diversos distúrbios em nosso organismo.

O ritmo circadiano regula todo o funcionamento do corpo humano e de outros seres vivos. Ritmo circadiano ou ciclo circadiano, do latim circa (cerca de) e diem (dia), é o período de cerca de 24 horas sobre o qual o ciclo biológico de quase todos os seres vivos se baseia.

Ao longo do dia a luz natural possui diversas tonalidades e temperaturas de cor.


Quanto mais nosso corpo e nossas atividades acompanharem o ritmo circadiano do nosso organismo, melhor será nosso bem estar e qualidade de vida.

Graças a tecnologia, é possível reproduzirmos as temperaturas de cor nos ambientes construídos de acordo com as diferentes atividades e tarefas diárias. O que nos proporciona um ambiente mais saudável.

Em ambientes mais intimista, relaxante e aconchegante devemos utilizar lâmpadas amarelas em cômodos como salas de estar e dormitórios. Já as brancas devem ser utilizadas em ambientes de maior atividade física e intelectual, como escritórios, cozinhas e áreas de serviço.

A individualização da iluminação nos ambientes para as diferentes atividades realizadas no ambiente ao longo do dia são possíveis e trazem inúmeros benefícios aos seus ocupantes. Nos projetos abaixo mostramos algumas das nossas estratégias e aplicações da transformação do ambiente através da iluminação.

Algumas vezes pequenas mudanças ou ajustes podem fazer toda a diferença e conforto ao nosso lar e/ou ambiente de trabalho. Pense nisso!!


Fontes: https://plugdesign.com.br/temperatura-cor/


80 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page