top of page
  • Roberta Cechin Feltes

Dicas para deixar a casa mais aconchegante


O frio chegou, e o inverno ainda nem começou... e a sua casa? Está preparada?

Para ajudar você a fugir do frio, preparamos algumas dicas para melhorar o aconchego da casa, com pouco investimento e muito charme.

1. TAPETES

Se o seu piso é do tipo frio (cerâmica, porcelanato) vale à pena investir em tapetes, em tons neutros e terrosos, além de melhorar o conforto térmico dão uma cara nova para a sala.

Na hora de escolher, é importante levar em consideração o tamanho sua sala de estar, devendo ficar proporcional ao seu tamanho. Outro elemento para se pensar é o tipo de material, para salas de estar os tapetes peludos são ótimos. Os tapetes de fibra sintética são mais resistentes, possuindo tratamento contra ácaros, ou seja, antialérgicos.

2. MANTAS E ALMOFADAS

As mantas e almofadas, além de dar uma cara nova para o antigo sofá, trazem aconchego e aquecem seus moradores. Almofadas coloridas e de tecidos naturais, tramados e de diferentes texturas trazem um ar sofisticado ao ambiente.

3. ILUMINAÇÃO

Com a necessidade de fechar as janelas e cortinas, o ambiente acaba ficando mais escuro, o que traz a possibilidade do uso de diferentes tipos de iluminação. Sem muito investimento, podemos utilizar luminárias de mesa, de piso, arandelas e sancas. Dependendo do tipo de ambiente é preciso definir a temperatura de cor a ser utilizada na iluminação, luzes mais quente, possuem temperatura de cor mais baixa, trazendo mais aconchego ao ambiente.

4. LAREIRA

As lareiras são a grande atração da casa nos meses frios, onde ela está, todo mundo está por perto. Podendo ser de vários tipos, podendo ser instalada de diferentes modos nas residências, de acordo com a realidade de cada família. O importante é manter a casa aquecida.

Tipos de lareira

  • Elétrica

Dispensa o uso de lenha, não gera fuligem, porém quanto mais potente, maior o consumo de energia, nos tempos de hoje, com os custos da energia elétrica, se torna mais caro.

  • A lenha

Podendo ser de alvenaria ou de ferro, modelo tradicional, gera calor e traz mais aconchego ao ambiente, porém necessita de espaço para a chaminé e um espaço para guardar a lenha.

  • A gás

Dispensa o uso de lenha, necessita de ponto de gás, podendo ser instalada sobre a alvenaria, podendo utilizar pedras vulcânicas ou lenhas artificiais que dão a impressão de que estão sendo queimadas

  • A etanol

Utiliza etanol para o seu aquecimento, modelo mais econômico e ecológico, não gera fuligem, podendo ser fixa ou móvel, podendo ser transportada para outros ambientes da casa.

  • Calefadora de alto rendimento

Este modelo é novo no Brasil, funcionando com lenha, porem fechada com vidro cerâmico, não gera fuligem e aquece mais, pois o não há perda de calor, conforme esquema abaixo.

Agora, mãos a obra, ou melhor, mãos as luvas e vamos preparar a casa para encarar o frio!

Agora, mãos a obra, ou melhor, mãos as luvas e vamos preparar a casa para encarar o frio!

33 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page